Menu

Rodovias

Variedades : Aprenda como regular o GNV. (O Tópico)

Enviado por mateuspaulo em 02/11/2008 21:15:52 (23989 leituras)
Variedades

Aprenda como regular o GNV. (O Tópico)


Este tópico é direcionado a quem tem GNV instalado no carro, para orienta-lo no processo de limpeza e depois no processo de regulagem do GNV. Tenham paciência pois o autor não sabe usar um Corel da vida, tendo que se virar com Paint e PhotoEditor

Lembro que você é o responsável pelo serviço, portanto, não me responsabilizo por eventuais problemas causados, este tópico foi criado com o intuito de orientar da melhor maneira possível o serviço! Alguns carros podem apresentar maior dificuldade devido à posição de instalação do redutor, ou ferramental diferente...

Porque limpar o redutor de GNV?? Bom, como vocês devem saber, os compressores dos postos de abastecimento de GNV necessitam de manutenção periódica. Nesta manutenção periódica, os técnicos aplicam um tipo de óleo para lubrificar o compressor. Bom, como não existe “mundo perfeito VW”, os técnicos aplicam lubrificante em demasia.

E o que acontece com o excesso?? O excesso é expelido pelo compressor e vai para a tubulação de abastecimento dos carros GNV, isto é, para o teu cilindro de GNV!! Conforme o tempo vai passando, o óleo que está no cilindro é encaminhado ao redutor de GNV do carro (peça responsável por reduzir a pressão do cilindro, de +200BAR para 1 BAR).

E o que ocorre? Falhas durante o funcionamento: retomadas, engasgos em velocidade constante, entre outras falhas. E, quando você manda o carro para o serviço especializado com o intuito de sanar o problema, eles apenas fazem uma regulagem, que consiste em abrir um pouco o parafuso do GNV (o óleo toma lugar nos orifícios do redutor, então aumentando-se a pressão sana-se o problema), para liberar mais gás para o motor (sim, teu carro acaba ficando mais “gastão”).

Como diagnosticar? O redutor possui diversos locais para acumular o óleo e manter o sistema em perfeito funcionamento. O diagnóstico é difícil e você somente verá que a coisa está feia quando, embaixo do local do redutor, tudo estiver preto de óleo e sujeira misturado!

Porque fazer o serviço em casa? Economizar R$80 que o pessoal cobra para fazer o serviço! Você precisará comprar WD40 (se quiser ser mais chato, um “limpa contato” para as conexões elétricas existentes), que é barato, e ainda vai poder utiliza-lo em outras empreitadas! (eu já tinha os outros materiais em casa... portanto, só gastei tempo para fazer o serviço).

Nível do serviço: não achei o serviço difícil, mas é trabalhoso e precisa de atenção (para desmontar e não estragar nada; e remontar perfeitamente depois). Você limpa um local e logo ele fica sujo de óleo que vem de outra parte do redutor... e por aí vai. Recomendo a desmontá-lo completamente e com muita atenção para não sobrar peças depois na hora de fazer a montagem de maneira correta e perfeita.

Tempo necessário para o serviço: depende completamente de você, do teu conhecimento, técnica e nível de perfeccionismo (eu comecei às 10:30 e terminei às 16:00 do sábado, sendo que fiz pausa de 30 minutos para o almoço e tive que refazer duas vezes o processo de desmontagem/montagem pois apareceu óleo sei lá daonde, de dentro do redutor!!!).

Ferramentas necessárias: chaves de boca diversas, chave de fenda e philips, chaves Allen, WD40 (descarbonizante), jornal (bastante, ou papelão), graxa branca (vaselina), caixa de papelão (para guardar peças e parafusos) papel higiênico (vulgo PH) e pano (estopa). Um compressor de ar pequeno para ajudar na retirada do óleo e tirar o WD40 que fique no corpo do redutor, ajuda muito durante o serviço. Para retirada completa do óleo que fica nas membranas (ou diafragmas... como queiram ) o compressor também ajuda bastante. Uma boa mesa e cadeira para sentar e trabalhar também é recomendável (trabalhar de pé é um saco!). Importante fazer o serviço com motor frio, pois o redutor utiliza água do sistema de arrefecimento para ser esquentá-lo!!!.

Acessórios recomendados: braçadeiras de metal diversas (caso alguma “se entregue” no serviço), água/fluido de radiador (sim, vai vazar um pouco do sistema), alguma mangueira de borracha caso alguma arrebente (sim, eu tive esta sorte e tive que fazer uma gambi.... segunda-feira vou atrás duma mangueira para substituir).

Para ler o restante das instruções Click AQUI!!!!

Imprima esta Página Envie por E-mail

Fotos Recentes

DSC04966.jpg (02/8/2013)
DSC04966.jpg
DSC04953.jpg (02/8/2013)
DSC04953.jpg
DSC04944.jpg (02/8/2013)
DSC04944.jpg
DSC04886.jpg (02/8/2013)
DSC04886.jpg

Pesquisar

Foto Randômica

17º Encontro TBR 10

Usuários Online

7 visitantes online (1 na seção: Destaques)

Usuários: 0
Visitantes: 7

mais...

Login

Usuário:

Senha:




Login de manutenção.